A oportunidade

A oportunidade

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Uso racional de medicamentos



Você, amigo leitor, com certeza já ouviu esta frase : "De médico e louco todo mundo tem um pouco" .Muitos a tem como verdade absoluta e aiii...quando vem aquela dor de cabeça ou resfriado, colica ,diarréia... enfim , qualquer dor , embalados neste ditado muitas pessoas, ouvem "n" conselhos dados por vizinhas , amigas , parentes (que acreditam ser um pouco de medico/a , também) e tomam aquele" remedinho" que acredita passar a terrível DOR!

Porém , com o passar do tempo como será que o seu organismo ficará após tomar tanto medicamento , a maioria das vezes ,sem prescrição medica ou sem necessidade?

Opa! Quando digo "sem necessidade" estou me referindo a outras alternativas de aliviar dores como a dor de
cabeça... chá , massagens,ou até uma boa sonequinha!

Cada fármaco tem indicações, contra-indicações , efeitos colaterais, e dosagens diferentes para cada faixa etária. Por isso é necessário o auxilio de um farmacêutico na escolha do medicamento que melhor agirá na enfermidade. Nem sempre o fármaco que um determinada pessoa utilizou para tratamento da enfermidade "X" será adequada para o tratamento da mesma enfermidade em outra pessoa.

A população precisa ter consciência das implicações do uso aleatório de medicamentos para diminuir o uso indiscriminado e evitarmos maiores complicações , alem de melhorar a qualidade de vida .

Devido a importância desta temática, a Universidade Estadual de Feira de Santana (minha amada UEFS) realizará o I Simpósio sobre Uso Racional de Medicamentos , de 1° a 4 de junho , direcionado a estudantes e profissionais de saúde .É o resultado das atividades desenvolvidas no Programa de Promoção do Uso Racional de Medicamentos na Atenção Básica do Município de Feira de Santana, no Programa de Promoção do Uso Adequado de Plantas Medicinais e Fitoterápicos pela população dos municípios do semi-árido baiano e no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Uefs (PET-Saúde da Família) .
Conforme o professor Bruno Rodrigues Alencar, membro da comissão organizadora do evento, o Simpósio será “uma oportunidade de discussão deste tema atual e pouco abordado na área de saúde”. Ele acrescenta que o conceito de uso racional de medicamentos representa um marco de atuação e sinaliza muito claramente que apenas o acesso aos medicamentos não é suficiente para resolver situações de saúde. “É necessário ter a atitude de usá-los apropriadamente e, para isso, é fundamental a reorganização dos serviços e o conhecimento e a prática dos profissionais de saúde se fundamentem em evidências científicas”, enfatizou.

Abrindo um parêntese: "Eu,com certeza,estarei lá. E vc?"


Informações sobre inscrições e programação estão disponíveis no blogsimposiourm.blogspot.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário