A oportunidade

A oportunidade

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Relatos de experiência

Aiai..escrever é uma atividade árdua mas apaixonante...amantes da literatura sabem muito bem do que estou falando... Dependendo do que redigimos , podemos levar dias e dias debruçados em papéis ,calos nos dedos,entre outras dores..rs
Mas enfim, o ser humano ,comunicativo e busca deixar escrito suas experiências e vivências para outras gerações!

O meu foco de hoje é falar um pouco sobre relatos de experiência, exatamente! Foi temática de uma das discussões do grupo tutorial que participo (Pet-Saúde da Familía) e isso me auxiliou escrever uma breve postagem sobre a estrutura de relatos de experiência a partir da análise de dois artigos bastante
interessante (para mim que faço enfermagem, talvez se você ,amigo leitor , faz outro curso
não goste tanto assim da temática) que serão citados nas referências.

Bem, a estrutura basicamente é compreendida em:
  • Introdução: apresentamos os envolvidos na prática que dá origem ao relato, onde foi realizado, objetivos do trabalho, qual a relevância da problemática....
  • Revisão da literatura ou referencial teórico : este tópico pode ser colocado na introdução (depende de seu desenvolvimento, articulação de idéias). Busca-se no meio científico, outras pessoas que já tenham discutido /escrito/falado sobre a temática escolhida e sintetizamos as idéias.
  • Metodologia: neste momento é feito um detalhamento do método utilizado na atividade que resultará no relato. Apresenta-se o contexto , passo-a-passo os procedimentos,somente.
  • Discussão e resultados: Neste ponto, será abordado os resultados e síntese das conclusões, aliado à análise destas. Comentários críticos são de fundamental importância para a pratica profissional e futuro aperfeiçoamento.Pode-se apresentar se foram alcançados objetivos, se houve dificuldades ao realizar a prática , o que o trabalho contribuiu para aquele publico ou comunidade ou sua vida acadêmica, ou meio científico.
O mais importante ,porém , é o que tal atividade ( oficina , um estágio, um evento) contribuiu para seu avanço intelectual, pessoal... é saber que de alguma forma você está em crescimento e , outras pessoas cresceram com você .

“Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” (Paulo Freire)



Referências (eletrônicas):




Nenhum comentário:

Postar um comentário